12 DICAS
DE LIDERANÇA
Bruno Krug
“Desafio sempre meu pessoal a criar idéias que eles acham
que eu vou vetar”
Judy Hu, diretora de publicidade da General Electric, que entende que não interessa para o líder que todos pensam igual a ela.
Judy Hu, diretora de publicidade da General Electric, que entende que não interessa para o líder que todos pensam igual a ela.
Liderança eficaz é uma necessidade, e como seguidamente recebo
solicitações de amigos e clientes sobre o assunto, escrevi de forma simples, 12
práticas que podem contribuir para se obter maior eficácia no papel do líder.
Espero que as dicas possam contribuir com você também:
1. Faça com que sua empresa tenha
regras claras e que todos saibam delas. É preciso que saibam o que se espera
delas, o que podem e o que não podem, bem como o que é valorizado e o que não é
tolerado na empresa e no comportamento das pessoas que ali trabalham.
2. O fato de existir regras e comportamentos adequados, não deve tornar o ambiente “frio” ou “sisudo”. As pessoas produzem mais quando estão de bem com a empresa e com a vida. Então crie em sua empresa um ambiente com atmosfera informal, onde a comunicação, o bom humor e a integração sejam constates e valorizadas.
3. Negócios também podem ser divertidos e interessantes. Procure estimular e promover uma visão de entusiasmo, prazer e celebração em sua empresa. Divirta-se com sua equipe. Anime seus colegas e comemore cada idéia implementada, vitória ou data festiva.
4. Busque olhar as pessoas como indivíduos únicos ( como peças de xadrez e não como peças de damas ), e busque o melhor lugar para cada uma deles ( a pessoa certa no lugar certo ), o lugar onde ela produz mais e melhor, ao mesmo tempo que é mais feliz.
5. Tenha em mente que todos tem seu valor e que fazem a diferença. Respeite a individualidade e promova a diversidade em sua equipe. Os resultados comprovarão que pessoas com idéias diferentes geram maiores ganhos.
6. Estimule a busca de novos conhecimentos, de melhores práticas e de soluções criativas, e promova formas de fazer com que todos participem disto na empresa. Com certeza isso resulta em grandes benefícios para a empresa e traz satisfação para quem nela trabalha.
7. Seja sempre um exemplo real dinamismo, competência e otimismo. Faça com que as pessoas possam olhar você como um modelo de pessoal e de profissional e que tenham orgulho de trabalhar ao seu lado.
8. Cultive a autoconfiança, o equilíbrio emocional e a força de vontade. Se algo tiver que ser feito, faça logo. Se você tem um sonho então corra atrás de sua realização, buscando formas de conseguir ao invés de motivos para adiar.
9. Nunca menospreze os concorrentes e nem as reclamações dos clientes ou parceiros. Ouça o mercado e identifique o que precisa ser melhorado, antecipando ações e adicionando mais valor ao seu negócio e as pessoas que estão contigo.
10. Cultive o espírito de realização. Se você tem uma idéia valiosa, procure implementá-la da melhor forma possível, sem buscar a perfeição. Foque na excelência e não na perfeição, sabendo que a excelência é um processo e é construída gradativamente, corrigindo, melhorando e mudando sempre que perceber necessidades ou possibilidades.
11. Tenha bom senso para saber quando deve interferir e quando deve deixar os outros agirem. Há momentos em que sua presença e trabalho são imprescindíveis, e outros em que o melhor a fazer é dar espaço para que façam aquilo que podem fazer. Assim eles crescem e você terá tempo para fazer que lhe compete. Lembre-se que você é caro demais para fazer coisas que outros podem fazer por você.
12. Acima de tudo, como líder a sua prioridade é fazer com que as coisas aconteçam. Você deve ser o estímulo, a energia viva que impulsiona a ação, fazendo acontecer e fazendo com que todos façam as coisas acontecerem na sua empresa e na comunidade a qual pertencem.
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