SUPERAÇÃO DE CONFLITOS
Bruno Krug
Sabemos que os
conflitos podem ser destrutivos para uma equipe de trabalho, pois tendem a gerar
situações que afastam as pessoas e comportamentos que levam a cada um pensar
apenas em si mesmo, o que no final das contas prejudica a todos que participam
do mesmo grupo.
Entretanto é preciso
lembrar que conflitos são normais e inevitáveis no convívio humano, mas que se
houver boa vontade e disposição, os mesmos podem até se tornar positivos e
construtivos para o grupo como um todo.
Normalmente eles
surgem em função das diferenças de cultura, divergências de opiniões, ambições e
interesses pessoais, percepções pessoais e valores diferentes, fuga das
responsabilidades e outros fatores.
É preciso que todos
percebam que se não houver esforço de todos, no final das contas, a conta será
dividida entre todos. Portanto faz-se necessário que em situações de conflito,
declarados ou não, cada um possa pensar no que está ajudando ou prejudicando o
grupo, o que pode aprender com o mesmo, e o que vai fazer para ajudar a
melhorar.
Obviamente se apenas
mudar não resolve, mas se um iniciar o processo, aí então os demais podem se
envolver e deixar de lado as dores e o individualismo, e juntos farão grandes
mudanças, beneficiando a si e aos demais.
Portanto:
Melhore os
relacionamentos: Busque desenvolver relacionamentos honestos com os seus
colegas, evitando deixar de falar os problemas que estão ocorrendo. Apenas
procure cuidar como vai falar, o momento e o lugar ideal para isso. As pessoas
vão tratá-lo e respeitá-lo mais pela sua honestidade, desde que sua honestidade
seja dosada com consideração e respeito ao outro.
Evite
conflitos desnecessários: Muitas pessoas criam conflitos desnecessários,
quer pelo seu comportamento (ser uma pessoa fechada, prepotente, paciente,
intolerante, nervosa, radical, etc) ou porque está com problemas e quer
descarregar em alguém. Estes tipos de comportamento devem ser trabalhados até
ser superados, ou ao menos amenizados a ponto de não criarem grandes problemas,
pois trazem prejuízos e desgastes emocionais para todos.
Minimize os
conflitos existentes: Procure diminuir a importância dos conflitos
existentes no grupo, evitando cultivar o clima negativo por meio de intrigas,
fofocas, ou mesmo jogando responsabilidades nos outros. Fale bem das pessoas,
evitando comentar as coisas ruins para os colegas, e sempre que possível
valorizando-as e aceitando-as nos relacionamentos.
Vencer/vencer: Faça dos conflitos existentes uma forma útil para
resolver problemas da empresa, ou para ajudar as pessoas a crescerem e se
ajudarem por meio deles. Evite o vencer/perder ou o perder/vencer, e descubra
como fazer o vencer/vencer, onde todos tenham algum benefício no final das
contas, nem que seja o amadurecimento como ser humano.
“Para mudar
novos hábitos, primeiro temos que assumir
um compromisso
profundo de pagar
o preço que
for necessário.”
William
James
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